segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Canaã


A obra Canaã é um romance que foi publicado em 1902, sendo resultado das observações feitas pelo escritor Graça Aranha de uma colônia de imigrantes alemães no Espírito Santo.
 A história é uma narração, feita em terceira pessoa do singular, que gira em torno de dois alemães que discutem sobre o futuro do país. Apesar de o narrador conhecer tudo que está em sua volta e dar detalhes, tanto dos personagens como dos lugares, ele em nenhum momento opina sobre a história.
A história se passa no Brasil, na cidade do Porto do Cachoeiro, no Espírito Santo. A descrição do lugar na obra é feita com o objetivo de tornar a história mais real, e é feita a quase todo momento da história, às vezes fazendo parecer que não tem fim. Essa descrição permite também observar a diferença entre as pessoas na época. Enquanto os alemães eram “ricos” e faziam parte do comércio, os brasileiros, que eram negros, eram pobres e faziam parte do cultivo, também eram juízes, escrivães e empregados públicos.

Temos dois protagonistas na história, Milkau, que representa o imigrante que está disposto a se adaptar na nova terra e entrar em contato com as pessoas que ali vivem, e Lentz, que representa o imigrante que não quer se envolver com a cultura da terra que escolheu viver, acreditando que o povo mestiço é fraco e por isso evita o contato com a população do local.


Referências bibliográficas

http://sapereaude10.blogspot.com.br/2012/05/analise-da-obra-canaa.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário