segunda-feira, 4 de agosto de 2014

Biografia



José Pereira da Graça Aranha, mais conhecido como Graça Aranha, nasceu dia 21 de Junho de 1868, em São Luís, no Maranhão.
Graça Aranha foi um escritor brasileiro, filho de uma família abastada e culta, o que favoreceu o seu desenvolvimento cultural.
Cursou Direito em Recife e formou-se em 1886, e no mesmo ano mudou-se para o Rio de Janeiro, onde seguiu carreira de juiz. Em 1890, foi nomeado juiz municipal em Porto do Cachoeiro (hoje, Santa Leopoldina), no Espírito Santo.
O escritor foi um dos fundadores da Academia Brasileira de Letras em 1897, e até o momento, não havia publicado nenhuma obra. Graça Aranha também participou da Semana da Arte Moderna de São Paulo, em 1922, sendo o responsável pelo discurso inicial, com o texto “A Emoção Estética na Arte Moderna”.

Semana de Arte Moderna- 1922
Como diplomata, Graça Aranha serviu em Londres, e foi ministro na Noruega, Holanda e na França, onde se aposentou.
Foi em Espírito Santo que o escritor encontrou elementos necessários para criar sua obra mais importante, Canaã, publicada em 1902. Este é um marco do pré-modernismo, tendo como característica o regionalismo.
Além de Canaã, Graça Aranha também fez outras obras, tais como: Malazarte (teatro), em 1911; A Estética da Vida (ensaio), em 1921; Espírito Moderno (ensaio), em 1925; Futurismo (manifesto), em 1927; A Viagem Maravilhosa (romance), em 1927; e O Meu Próprio Romance (autobiografia), em 1931.
Graça Aranha morreu dia 26 de Janeiro de 1931, no Rio de Janeiro, vítima de um edema pulmonar.

Matéria do Jornal Brasil, noticiando o falecimento de Graça Aranha


Referências bibliográficas

http://www.e-biografias.net/graca_aranha/
http://www.brasilescola.com/literatura/graca-aranha.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Gra%C3%A7a_Aranha

Nenhum comentário:

Postar um comentário